Serviços

Artigo

Clínicas de Estética e Sites de Compras Coletivas

Vejo com muita preocupação a proliferação das promoções feitas em sites de compras coletivas. Preocupa-me primeiramente porque os descontos são muito altos (cerca de 80% de desconto), ou seja, 10 Sessões de drenagem linfática que normalmente seria cobrado R$ 600,00, sai por R$ 120,00 em média, chegando a descontos ainda maiores dependendo do serviço. Já vi clínicas com 91 % de desconto em seus serviços.
Os sites de descontos costumam cobrar uma taxa de 30% a 50% do valor do pacote, neste exemplo que foi dado, considerando a taxa mais baixa praticada (30%), destes R$ 120,00 cobrados, sobrariam R$ 84,00 para a clínica de estética, ou R$ 8,40 por sessão.

Preocupa-me também, por que há uma ilusão de que se o cliente gostar dos serviços, ele fechará um pacote pelo preço normal. Será¿ você pagaria 600,00 por um serviço que custou R$ 120,00¿ Será que não está sendo criada uma geração de caçadores de cupons de desconto¿
Outra preocupação que tenho é com os profissionais de estética. Isso irá diminuir os ganhos dos profissionais, pois não há milagres, haverá corte de custos para poder atender a preços tão irrisórios. Haverá aumento da rotatividade de pessoal, pois ninguém ficará satisfeito em ver os seus ganhos diminuírem e buscarão novas alternativas no mercado de estética.
Tenho feito testes em várias clínicas de estética através de sites de descontos e tenho me deparado com baixa qualidade no atendimento e nos serviços, onde já esperei 30 minutos pelo atendimento, já fui atendido com creme hidratante daqueles que são comprados por R$ 4,00 no supermercado, já recebi drenagem de 30 minutos, entre outras coisas que não fideliza o cliente.

Somente em uma clínica, recebi um atendimento de primeira, que superou  minhas expectativas. Desde o agendamento por telefone, até a recepção na clínica e a qualidade e resultado do tratamento.

O proprietário deve analisar se o estabelecimento está preparado para atender toda a demanda vinda dessas promoções, sem que haja decréscimo da qualidade.
Este sistema funciona muito bem em hotéis e pousadas, pois preenchem os espaços ociosos, quartos que ocupados ou não terão as mesmas despesas, e é melhor ganhar pouco do que não ganhar nada neste caso. No caso das Clínicas de estética, há limitações de espaço e pessoal, e não há como se  adaptar tão rapidamente a um aumento repentino de consumo. No caso de um Hotel já há uma estrutura preparada para isso com um custo fixo altíssimo.

Se o administrador da clínica fizer as contas corretamente, considerando os custos fixos e variáveis do seu negocio, verá que não há como ter lucro em uma ação como essa, e desta forma estará comprando cliente, tentando fidelizar o cliente errado e "desfidelizando" o cliente fiel que sempre pagou um preço justo pelos serviços prestados, e que ao saber que paga um valor muito superior à moça que está deitada na maca ao lado, não ficará nada satisfeita.

E você ficaria satisfeita¿¿

A minha concepção é de que se trata de uma febre passageira, em breve os sites deverão baixar suas taxas gradativamente, mas infelizmente acredito que muitas clínicas de estética irão ter sérios problemas, principalmente aquelas que são pouco estruturadas e na qual o proprietário não sabe fazer contas para mensurar a viabilidade da promoção.

Bem esta é a minha opnião, e a sua? 


Cristiano dos Santos

Visite a loja estética: 

WWW.lojaestetica.net (loja Virtual) www.lojaestetica.com.br (site)

Veja nossos vídeos no youtube e no site http://www.tvlojaestetica.com.br/

Blog: http://academiadaesteticista.blogspot.com.br

Twitter: cristianoloja

Facebook: Cristiano dos Santos

22/7/2011

Cristiano Dos Santos Loja Estética

http://academiadaesteticista.blogspot.com.br

Tele Vendas: (11) 2959-2775

Loja Estética – Rua Dr Olavo Egidio, 274 – Santana – SP (Próximo ao Metrô Santana)

Tel: (11) 2959-2775 Email: atendimento@lojaestetica.com.br

Web design CreativeBizz